Os meios digitais como tendência da advocacia no mundo pós pandemia

nfelizmente a pandemia COVID 19 ainda não chegou ao fim! Entretanto, já tem deixado grandes lições não apenas para o crescimento pessoal, mas também para o profissional.

Na advocacia, por exemplo, vários aspectos mudaram após a pandemia, dentre eles, a intensificação do uso de meios digitais e uma nova visão para atuar.

O que você já mudou em sua vida e aprendeu depois de tantos meses longe de uma convivência social “normal”? Quantos medos, desafios e dificuldades enfrentados não é mesmo? E quais foram as estratégias criadas para se manter mentalmente saudável e preparado para lidar com o novo? Planejou alguma meta pessoal e profissional para o pós-pandemia ou até mesmo para “sobreviver” durante esse período?

Inúmeros questionamentos surgem e as respostas nem sempre estão prontas.

Passamos por um momento ímpar, que em nunca imaginamos viver. Todos cumprindo um isolamento social, distanciados de toda nossa rotina, tentando processar tudo que tem acontecido no quesito saúde e também no universo social e financeiro. O CORONAVÍRUS apareceu e balançou com os objetivos, metas e planejamentos!

Estudos, viagens, casamentos, metas e planejamentos com estratégias de crescimento e evolução, tudo subitamente interrompidos, adiados sem um prazo determinado. É a vida nos ensinando que adaptar é necessário, se ajustar ao que temos para o momento, é a única alternativa.

E a advocacia? Como conseguiu lidar com tudo que aconteceu durante esse período?  Advogados e advogadas, qual a sua experiência em passar por toda essa transformação e como será tudo daqui pra frente?

Vamos destacar aqui alguns pontos de reflexão sobre a área do judiciário, frente ao momento da pandemia COVID 19:

A advocacia é indispensável à justiça

Diante de tantos problemas, fatos novos e desafiadores, foi possível enxergar claramente o que a advocacia representa. Até mesmo durante a pandemia ela foi uma área que teve que estar na ativa, de prontidão para atender tantos problemas que surgiram em consequência do período vivido. Isso só permitiu deixar muito mais claro, que a advocacia é algo essencial à administração da justiça.

O advogado ou a advogada, são os responsáveis por impulsionar a justiça e através dos processos ou até mesmo das diligências, garantem os direitos dos atendimentos médicos, assistência hospitalar, remuneração trabalhista, diante do caos financeiro e governamental que vivemos.

Inúmeras foram as situações que surgiram e tiveram a necessidade do trabalho do advogado: revisões de contratos imobiliários que com a imprevisibilidade da pandemia altera as circunstâncias do contrato firmado, divórcios, cancelamentos de contratos de prestação de serviços, enfim, um turbilhão de demandas que os advogados puderam fazer para os clientes ao longo desse período com restrições de convívio.

Tudo precisou ser reorganizado e a estrutura do escritório precisou se adaptar ao novo normal da advocacia e do mundo.

A advocacia acontece de qualquer lugar a qualquer momento

Com tudo isso ficou claro que os advogados e advogadas podem até ter um escritório bonito, completo, para atender os clientes e conviver em equipe, entretanto, para advogar, não é necessário tudo isso. Muitos profissionais como os dentistas, por exemplo, realmente precisam de toda uma estrutura física com equipamentos e aparatos para trabalhar, mas os advogados e advogadas necessitam apenas de uma boa internet e de um computador ou até mesmo um celular.

Qualifique-se e qualifique sua equipe, capacite-se e capacite sua equipe, desenvolva habilidades essenciais para serem bons profissionais da área jurídica e garantirá sua atuação no mercado jurídico por anos a fio.

Escritório nas nuvens

As vantagens na advocacia são tão consideráveis que além de não precisar de um escritório físico para atuar, você pode também armazenar tudo que precisa, gerir seus arquivos e documentos em um software jurídico que fica nas nuvens e gera segurança e disponibilidade 24 horas por dia.

Isso foi um fato que não aconteceu em função da pandemia, porém, ela reforçou o uso e a necessidade de manter todos os arquivos no mundo virtual.

Além de um bom software para garantir o bom funcionamento dos negócios, com armazenamento seguro dos registros, agendamentos, prazos e organização do escritório de um modo geral, nesse caso não é necessário investir altos valores em equipamentos gigantescos e uma estrutura tecnológica fora do comum.

Com todos os seus dados nas nuvens, ou agregados a um qualificado sistema de gerenciamento virtual do seu escritório, seguramente a sua advocacia não precisará de gavetas, armários e nem computadores robustos que inclusive, fazem parte de um tempo remoto e arcaico.

Ao acessar suas informações de qualquer local, a qualquer hora, neste momento, com certeza do seu home office, o advogado sempre se sentirá no seu escritório e conseguirá realizar suas funções normalmente e ainda minimizar os custos que teria, mantendo toda uma estrutura para isso.

Atendimento ao cliente e reuniões online

Já se tornou um hábito realizar os atendimentos e as reuniões utilizando o método online! Atualmente ninguém quer e não pode reunir uma sala cheia de pessoas para ficar horas planejando e discutindo assuntos em comum. Já era possível adotar esses recursos virtuais anteriormente, mas muitos não gostavam, diziam não ser produtivo, entretanto, hoje, se tornou rotina e com a pandemia tudo isso se fez mais que necessário.

E qual foi o ganho de tudo isso? Praticidade, conforto, segurança, economia e agilidade, afinal não é preciso deslocar de um lugar a outro, enfrentar trânsito, gastar com combustível e deslocamento, além da otimização do tempo, tornando tudo muito mais produtivo e eficaz!

Inúmeras são as ferramentas que podem fazer isso gratuitamente, como por exemplo, o Google Meeting.

Inovação

Inovar foi necessário para se manter no mercado jurídico com toda essa mudança que ocorreu. Muitos negócios, dentre eles, escritórios de advocacia fecharam suas portas ou ficaram sem receita. Mas isso impediu de continuar tendo uma profissão e uma área de atuação? Não!!!

Como citado anteriormente, a advocacia é você! Independentemente do local que esteja, com um acesso à internet e seus arquivos nas nuvens, você pode advogar quando quiser.

A sua advocacia não pára! Ela não precisa parar por conta da pandemia, nem pelo desemprego, nem pela crise financeira, pois você pode fazê-la mesmo sem sair de casa, apenas divulgando o seu trabalho e mostrando a qualidade dele.

Essa capacidade de se adaptar e inovar, de sair na frente mesmo em tempos de crises é uma das principais características de um profissional empreendedor e moderno.

Advocacia sem distância

A pandemia forçou os Tribunais a adotarem recursos tecnológicos que já existiam, porém, ainda não eram utilizados para viabilizar o exercício da profissão que é essencial à justiça.

As audiências se tornaram virtuais e com certeza novos conceitos ainda reestruturarão o Código de Processo Civil, que necessitará se adaptar para viver o novo normal da advocacia e do mundo.

Provavelmente não haverá retrocessos no uso das audiências, diligências e julgamentos virtuais, no máximo uma diminuição desse uso, mas interrupção jamais!

É nítido e notório que a advocacia, apesar de tantas mudanças, sentiu muitos impactos positivos e para os advogados, surgiram novas perspectivas de atuação, de atendimentos, de possibilidades de prospecção de clientes e de negócios.

Esse será o novo normal da advocacia e do mundo corporativo, prepare-se para ele!

Gostou do artigo? Se sim deixe seu like e compartilhe conosco e com seus colegas de profissão toda sua experiência durante a pandemia COVID 19 e o que você espera do futuro da advocacia.

Fonte: https://www.ultimatum.com.br/a-nova-rotina-de-um-escritorio-de-advocacia-apos-a-pandemia-covid-19/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Enquire now

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.
Open chat
Precisa de Ajuda?